Governo Divulga Notas do CNU para Candidatos Reintegrados por Decisão Judicial

Nesta segunda-feira (25), o governo liberou as notas da prova objetiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) para candidatos reintegrados após decisão judicial.

LEGISLAÇÃO E GOVERNOEMPREGOS

12/1/20242 min ler

Os resultados podem ser acessados na área do candidato, no site da Fundação Cesgranrio. Além disso, todos os participantes têm a possibilidade de verificar se houve alguma alteração em sua situação no concurso em função dos processos judiciais.

Entenda as Regras de Correção

A nota da prova de múltipla escolha não é apenas a soma dos acertos. Cada disciplina tem um peso diferente, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.

Reintegração de Mais de 32 Mil Candidatos

A reintegração de 32 mil candidatos ao certame, anunciada na última quarta-feira (20), ocorreu por dois motivos principais:

  1. Garantir que a prova escrita dos candidatos a vagas para negros fosse corrigida em número equivalente ao de ampla concorrência.

  2. Cancelar a eliminação de participantes que deixaram de preencher corretamente as formas de identificação no gabarito (bolinha ou frase da capa).

Próximos Passos: Envio de Títulos

Para os cargos que exigem análise de títulos (pós-graduação e/ou experiência profissional), o envio desses documentos deve ser feito entre os dias 4 e 5 de dezembro.

➡️ Prazo prorrogado: Mesmo para quem não foi eliminado, o novo prazo termina em 4 de dezembro.

Calendário de Resultados e Recursos

  • 9 de dezembro: Divulgação das notas preliminares da prova escrita para candidatos reintegrados.

  • Até 10 de dezembro: Prazo para pedidos de revisão.
    Nos meses seguintes, será realizado o processo de verificação para os candidatos que disputam vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Atenção: A divulgação da lista final de aprovados, antes prevista para 21 de novembro, foi adiada para 11 de fevereiro de 2025.

Novo Cronograma do “Enem dos Concursos”

O CNU, considerado o maior concurso público já realizado no Brasil, teve sua primeira edição em 2024. Com 2,1 milhões de inscritos, centralizou vagas de diversos órgãos federais em uma única prova.

  • Vagas: Mais de 6,6 mil.

  • Próximas etapas: Após a conclusão da lista principal, um novo edital será divulgado para preencher vagas remanescentes com candidatos da lista de espera.

Como Funciona a Classificação?

Os aprovados serão aqueles com as maiores notas dentro do número de vagas disponíveis, considerando as reservas para cotistas.

  • Nota final: Inclui os resultados da prova objetiva (ponderada pelos pesos das disciplinas), prova escrita e avaliação de títulos, conforme os percentuais descritos no edital.

  • Preferências de cargo: A ordem de preferência indicada na inscrição será considerada. Por exemplo, se aprovado para o segundo cargo preferido, o candidato permanece na lista de espera para o primeiro, mas será eliminado das carreiras menos preferidas.

O CNU reforça o compromisso de eficiência e transparência nos processos seletivos para servidores públicos, otimizando contratações e ampliando oportunidades para diversos perfis.